Inogeni share Asterion casa

Gallon tech manual operator

A course in enumeration pdf

Songs guitar notes

Manual

Manual da dominadora pdf

Century filetype family

Resolucao

Resumo da guerra fria pdf


Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os estados unidos não conflitou a união soviética ( e vice- versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear, e um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, possivelmente, da vida em nosso planeta. apesar de ter sido invadida e perdido um grande número de vidas em combate, a urss foi a grande vitoriosa da frente oriental, responsável por cercar berlim e derrotar as principais tropas nazistas. fichamento do texto: " hobsbawm, eric. o controle do país alemão pelos aliados representava o início de um dos conflitos mais longos da história: a guerra fria. definio perodo histrico de disputas estratgicas e conflitos indiretos entre os eua e a urss compreendendo o perodo entre o final da segunda guerra mundiale a extino da unio sovitica ( 1991). uma soviética, que daria origem à alemanha oriental ( república democrática alemã), e outras três sob influência de estados unidos, inglaterra e frança, que juntas formariam a alemanha ocidental ( república federativa da alemanha). o fim da guerra fria e suas consequências no final da década de 1980 a falta de democracia e a crise existente nas repúblicas soviéticas traziam como principal consequência o fim do socialismo. a reconstituição da hegemonia estadunidense e a desintegração da união soviética. também era sua tarefa afastar da supremacia norte- americana os países sob sua influência, gerando o bloco da “ cortina de ferro”. correção 2: 43 : plano marshall oii!

já os estados unidos, com a exceção de pearl harbor, não sofreram ataques em seu território e tiraram grande proveito econômico da guerra. see full list on todoestudo. milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. estabeleceram as chamadas democracias populares na albânia, romênia, bulgária, hungria, polônia e checoslováquia. se produjeron conflictosentre otros países que trajeron como consecuencia las guerras resumo da guerra fria pdf de vietnam y corea, donde las potencias estuvieron fuertemente relacionadas pero no lucharon directamente. también se produjo una carrera armamentista y la crisis de los misiles. é chamada " fria" porque não houve uma guerra direta entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.

podemos resaltar 2 principales causas de la guerra fría: 1. o fato de terem sido aliados no combate ao nazismo e ao fascismo, contudo, escondia uma contradição que ficaria em evidência após o fim do conflito. a guerra fria chegou ao fim com a crise do socialismo ao final dos anos 1980, quando a falta da democracia, a crise nas repúblicas soviéticas e o atraso econômico se intensificaram. revolução cubana 4. nessa área consolidavam- se democracias liberais, com exceção das ditaduras na espanha e em portugal. 1968: primavera de praga = repressão da urss com as tropas do pacto de varsóvia. os eua saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma v. no entanto, os problemas do novo estado iriam acentuar- se. lançando as bases da nova disputa geopolítica, em 1947 o presidente americano harry truman, em discurso no congresso de seu país, declarou que o objetivo dos estados unidos seria deter o avanço da “ ameaça comunista” representada pela união soviética, já utilizando a retórica ideológica que marcaria a guerra fria. introdução: esta unidade tem como objetivo discutir a guerra fria, um conflito não declarado que envolveu os estados unidos da américa do norte ( eua) e a união das repúblicas socialistas soviéticas ( urss), no imediato pós- ii guerra mundial. principal derrotado no conflito, o país foi dividido em quatro áreas de influência.

veja grátis o arquivo guerra fria. guerra fria - resumo páginas: 2 baixar pdf: googledrive / yandex 4. se crearon bloques militares como la otan y resumo da guerra fria pdf el pacto de varsovia. el socialismo sufrió una importante crisis en la década del 80, mientras que el capitalismo comenzó a implementarsecomo modelo político en los países socialistas. descolonização e guerra fria – a onu, os estados unidos e a crise do congojohn kent 043 lumumba a aceitar que as forças da onu ajudassem a polícia e a force publique a repor a ordem pública11. la guerra fría se prolongó a través de un período aproximado de 42 años, quedando por finalizada a comienzos de la década.

a queda do muro de berlim foi um marco que simbolizou a morte dos regimes socialistas no leste europeu. ambos queriam levar seus ideais políticos para o restante do mundo como uma forma de reconstruir os países após a destruição causada pela segunda guerra mundial. a tentativa de reaproximação do governo soviético com o governo norte- americano no final dos anos 1980 representou o caminho para o encerramento da guerra fria. dentro dessa disputa por influência, um dos países mais afetados pela guerra fria, desde o fim da segunda guerra mundial, foi a alemanha. contexto histórico: reformas de gorbachev na urss. nele, afirmava que os estados unidos se posicionariam a favor das nações livres que desejassem resistir às tentativas de dominação.

com reformas econômicas, acordos com os eua e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. somente a iugoslávia estabeleceu um regime socialista independente da união soviética. além do apoio econômico, os estados unidos investiram altas quantias em propaganda contra o socialismo e a união soviética. guerra fria - o espaço mundial páginas: 7 baixar pdf: googledrive / yandex 3. asbombas atômicas lançadas sobre hiroshima e nagasakipelos eua, ainda na segunda guerra mundial, serviram de alerta e ameaça para a urss. unión soviética: conocido junto a sus aliados como bloque del este, apoyaba al sistema de gobierno comunista. ou seja, foi um conflito de ordem poltica, militar, tecnolgica, econmica, social e ideolgica entre as duas naes ( potncias) com o objetivo de expandir suas zonas de influncia. a guerra fria é definida por muitos historiadores como um conflito que aconteceu ideologicamente, apenas, sem haver embate militar direto entre eua e urss. uma das armas desenvolvidas no período foi a bomba atômica, cuja posse era dos estados unidos, que vinham aumentando seu poder bélico e superioridade militar. e aguerra afegã- soviética, onde, por sua vez, tropas soviéticas foram derrotadas por guerrilhas islâmicas com apoio dos estados unidos e seus aliados. resumo da guerra fria pdf al dar por finalizada la guerra, los presidentes redujeron sus fuerzas y armas nucleares y comenzaron una nueva etapa de relaciones internacionales que facilitaba el comercio entre sus países.

o presente artigo pretende discutir a formação da guerra fria, fe- nômeno determinante de grande parte das relações políticas mundiais depois do fim da segunda guerra mundial até 1989, momento da derru- bada do muro de berlim e do início do desmantelamento da união sovi- ética, processo este encerrado em 1991, como um imaginário social. debido al descontento entre los miembros de la unión soviética y a la pérdida de poder de los mismos, además del disgusto social y la superioridad económica de los estados unidos, la guerra se dio por terminada cuando el pacto de varsovia y la otan firmaron documentos de paz y el conflicto comenzó a apagarse. guerra do vietnã: este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos eua e urss. a corrida espacialfoi uma tentativa das duas nações de mostrar ao mundo a sua superioridade, em 1957 os soviéticos saíram na frente nessa corrida quando lançou o primeiro satélite para o espaço, o sputnik. após a revolução maoista ocorrida na china, a coreia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território.

el plan marshall, el cual tenía como objetivo que los norteamericanos presentaran recursos económicos a bajos intereses para que los países capitalistas resurgieran tras la segunda guerra mundial, no agradaba al comunismo de josef stalin. as duas superpotências buscavam ampliar suas áreas de influência no mundo, intervindo direta o. guerra fria começou logo após a segunda guerra mundial, pois os estados unidos e a união soviética passaram a disputar a hegemonia( domínio) política, econômica e militar no mundo. enquanto os estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. finalmente en 1991 se desintegró la unión soviética, constituyendo el fin definitivo de esta guerra y el inicio a un nuevo período en la historia mundial. a união soviética, ao contrário, desde a revolução russa de 1917, havia dado passos em direção. líderes: alexander dubcek e vaclav. a guerra foi “ fria” pois não houve conflito militar direto entre as duas potências. o capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas. a corrida armamentista entre os dois país. a união soviética, com seu sistema socialista, tinha partido único – comunista -, igualdade social e economia planificada, porém com ausência de democracia.

como resposta, a união soviética criou okominform, organismo encarregado de conseguir a união dos principais partidos comunistas europeus. se formaram, diante das duas potências, blocos militares que objetivavam defender os interesses dos países membros. em 1946, winston churchill fez um famoso discurso nos estados unidos, usando a expressão cortina de ferro, para se referir à influência da união soviética sobre os países socialistas do leste europeu. eventos da guerra fria • 1947: plano marshall • 1949: – comecon – 1ª bomba atômica soviética – fundação da otan. a guerra fria foi o período após a ii guerra mundial, entre 1945 até 1991, quando ocorreu a decadência e o fracionamento territorial da urss. os esforços na guerra no afeganistão também contribuíram para o enfraquecimento do regime comunista. resumo - guerra fria a guerra fria e o medo de uma guerra nuclear a guerra fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre estados unidos e união soviética após a segunda guerra mundial. la guerra fría fue un enfrentamiento político e ideológico que se desarrolló entre los años 1945 y 1947, luego de la segunda guerra mundial, en el cuallos estados unidos y la unión soviéticase enfrentaron por la hegemonía política y económica del mundo. além do mais, considerei que não. o colapso do regime socialista agravado pela intensa crise econômica foi estimulado pelo presidente mikhail gorbachev que iniciou uma série de reformas políticas e arranjos com os estados unidos. una vez derrotado el nazismo, enemigo en común de las dos potencias, ambasintentaron imponer sus intereses políticos e ideológicos sobre el mundo.

de outro lado, estados unidos, capitalista, defendia expansão do sistema capitalista baseando- se na economia de mercado e no sistema democrático, assim como na propriedade privada. las potencias enfrentadas no entraron en confrontaciones de violencia armada, sino que sus disputas fueron a partir de puntos de vista ideológicos y estratégicos. fim da guerra fria - resumo. em pouco tempo, os partidos comunistas locais, apoiados pela urss, passaram a exercer o poder nesses países. – na urss: resumo da guerra fria pdf bem estar social, igualdade, simplicidade, glorificação do stalinismo,. a era dos extremos: o breve século xx. diante da vantagem dos estados unidos, a união soviética viu necessidade de iniciar um programa de pesquisas objetivando construir também bombas, o que conseguiram no ano de 1949.

se firmó el pacto de varsovia, un acuerdo realizado por el bloque del este que estipulaba el apoyo militar mutuo en el caso de que empezara una guerra armada. com a ameaça de um conflito sempre pairando no ar, tem início com a guerra fria uma corrida armamentista, que colocaria o mundo em estado de alertaaté a dissolução da união soviética. países como inglaterra, frança, alemanha e itália, entre vários outros, recebessem bilhões de dólares em crédito e investimentos vindos dos estados unidos. guerra fria - slides páginas: 35 baixar pdf: googledrive / yandex 5. a segunda guerra mundialimpôs, a exemplo de sua antecessora, uma série de dificuldades aos países que participaram do conflito, em especial na europa. os soldados norte- americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues ( apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. resposta: a guerra fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre estados unidos e união soviética após a segunda guerra mundial. a guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da coreia no paralelo 38.

descolonização da áfrica 8. os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da união soviética, não foram um resumo da guerra fria pdf período homogêneo único na história do mundo. no mesmo ano, o secretário de estado americano, george marshall, lançou o plano marshall, que propunha a ajuda econômica aos países da europa ocidental. porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na coreia e no vietnã com o objetivo de reforçar. • : guerra da coreia. movimento hippie 10. além do desenvolvimento militar, a guerra fria também se caracterizou pelo domínio do espaço aéreo e da tecnologia militar espacial. são paulo, companhia das letras, 1995. a construção do muro de berlimem 1961 representou a concretização do antagonismo entre socialistas e capitalistas. na condição de cientista da natureza e físico, mas como filantropo: o senhor estava seguindo a sugestão da liga das nações, assim como fridtjof nansen, o explorador polar, assumiu a tarefa de auxiliar as vítimas famintas e sem teto da guerra mundial. resumo: a guerra fria.

a guerra fria- anos 80 e fim da urss resumo a queda do muro de berlim e o fim da união soviética terminaram com uma era de disputas mundiais entre a urss e os estados unidos. b) domínio dos países socialistas do sul do globo pelos países capitalistas do norte. download a grande guerradownload revolução russa; download europa pós- 1ª guerra e crise de 1929; download os estados totalitários; download segunda guerra mundialdownload guerra fria. características. a guerra friacanal história contada resumos e mais informações estão aqui na descrição. guerra da coreia: entre os anos de 1951 e 1953 a coreia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. charge ironizando o mundo dividido entre estados unidos e união soviética ao fim das negociações entre os vencedores da segunda guerra mundial, a europa ficou dividida em duas partes.

embora não tenham entrado em conflito direto contra o outro, as duas superpotências estiveram muito perto disso durante o episódio da “ crise dos mísseis”, em 1962. essa disputa ideológica não resultaria em um confronto militar entre as duas grandes potências, porém estimularia o desenvolvimento de conflitos armados em diversas regiões do planeta a corrida armamentista e nuclearempreendida por norte- americanos e soviéticos colocaria em risco a paz mundial, o mun. em 1989, a queda do muro de berlim foi o ato simbólico que decretou o encerramento de décadas de disputas econômicas, ideológicas e militares entre o bloco capitalista, comandado por estados unidos e o socialista, dirigido pela união das repúblicas socialistas soviéticas ( urss). foi um período bastante tenso militarmente, e ocorreram várias guerras, como a guerra da coréia e guerra do vietnã, mas chamamos de guerra fria, pois nunca ocorreu um conflito direto entre as duas. sua principais consequências, para o mundo de hoje, foram a vitória do capitalismo e a sua consequente expansão para praticamente todo o mundo, com a liberalização da economia e adoção da economia de mercado. em 1989 cai o muro de berlim e as duas alemanhas são reunificadas.

a queda do muro de berlim em 1989 e a desintegração da união soviéticaem 1991 simbolizaram a vitória do regime capitalista e o fim da bipolarização mundial. veja também: guerra da coreia: ly/ 2vfunuj. durante as disputas entre as superpotências pela influência em países estratégicos, houve a eclosão de conflitos militares e paramilitares em diversas regiões do mundo. em dezembro daquele ano, a união das repúblicas socialistas soviéticas é oficialmente dissolvida, colocandofim também à guerra fria. perestroika e glasnot 5. guerra da coréia! por que você está lendo a descrição? este período também foi chamado de bipolaridade, porque o mundo estava dividido entre: 3.

la guerra fría, que tuvo su inicio poco después de la segunda guerra mundialy la extinción de la unión soviéticaes la designación atribuida al período histórico de disputas estratégicas y conflictos indirectos entre estados unidos y la unión soviética, por la hegemonía política, económica y militar en el mundo. a criação da organização do tratado do atlântico norte ( otan) simbolizou a união dos países da europa ocidental e estados unidos para a proteção mútua em caso da deflagração de uma nova guerra. c) choque ideológico entre a alemanha nazista/ união soviética stalinista, durante os anos 30. o objetivo dele é sin. apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da urss”.

las diferencias entre las potencias fueron indirectamente alimentando conflictos entre otros países como corea del sur y vietnam, lo cual desencadenó en la guerra de vietnam, la guerra de afganistán y la guerra de las coreas. a quebra da unidade da classe trabalhadora e a vingança do capital contra o trabalho 98 3. o período foi repleto de conflitos ideológicos, políticos, sociais e econômicos. os estados unidos eram a principal economia do mundo, e tinham como objetivo liderar os demais países capitalistase mantê- los sob sua hegemonia econômica. o investimento em tecnologia nuclear resultou no desenvolvimento de armamentos tão potentes, de ambos os lados da disputa, quea opinião pública passou a questionar se o mundo sobreviveria a uma guerra entre as duas superpotências. see full list on todamateria. 1945: fim da segunda guerra mundial e da ocupação alemã. apesar de durante a guerra a alemanha ser um inimigo em comum para a união soviética e os estados unidos isso não significava uma aliança entre essas potências ao final do conflito, pelo contrário, as divergências sobre a estratégia de governo a ser adotada criaria um abismo entre as duas. a guerra fria não se resumiu apenas à ameaça de conflitoentre estados unidos e união soviética que não se concretizou. pdf enviado para a disciplina de livro categoria: resumo.

o domínio espacial pelas duas potências seria comprovado em 1969 quando a primeira missão liderada pelos norte- americanos chegaria a lua. é chamada de guerra fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência. resumo da guerra fria \ uf0b7 guerra fria: disputa política, econômica, militar e ideológica entre os estados unidos e a união soviética. conheça toda a história da guerra fria, a corrida espacial, a caça as bruxa, o socialismo e o capitalismo, etc. a otan, ou organização do tratado do atlântico norte, de um lado, surgiu em abril de 1949, e era liderado pelos eua com base nos países membros, que eram estados unidos, canadá, grécia, áustria, dinamarca, holanda, bélgica, s. estados unidos: conocido junto a sus aliados como bloque occidental, apoyaba el sistema político capitalista. o plano marshall foi um conjunto de medidas que tinha por objetivorecuperar economicamente a europa, e assim evitar que a influência da união soviética e os ideais socialistas se espalhassem pelo continente.

em virtude disso, durante esse período foi desenvolvido o conceito de “ destruição mútua assegurada”, prevendo que um eventual ataque partindo de qualquer um dos lados, e sua consequente retalia. são paulo: cia das letras, 1996) o período citado no texto e conhecido por " guerra fria" pode ser definido como aquele momento histórico em que houve: a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a primeira guerra mundial. a partir da década de 1950, também se intensificou o “ macartismo. igualmente, a desintegração da união soviética inaugurou um novo período na história mundial. a cidade de berlim, por sua vez, estava localizada dentro da área soviética, mas os estados unidos não aceitaram abrir mão da principal cidade alemã, e a capital acabou também dividida em quatro setores. ainda nesse ano a união soviética enviaria a cadela laika para a órbita, foi o primeiro ser vivo a ser enviado ao espaço.

see full list on enciclopediadehistoria. ainda sob comando de stalin, os resumo da guerra fria pdf soviéticos desenvolveram seu programa nuclear e construíram sua primeira bomba atômica em 1949. consequências da segunda guerra mundial 2. os países ocidentais, para evitar o sucesso de stalin, organizaram o abastecimento da porção ocidental por meio de aviões. diante da intensificação da crise política, ao longo de 1991 diversos estados que formavam a urss se declaram independentes.

resumo a guerra fria 1. guerra do vietnã. la guerra fría comprende las siguientes características: 1. estados unidos e união soviética exerciam influência sobre os outros países do mundo. a guerra fria começou a esfriar durante a década de 1980. a queda do muro de berlim em 9 de novembro de 1989 e a unificação da alemanha marcavam o fim da guerra fria. a coreia do norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a coreia do sul manteve o sistema capitalista. para efetivar seu plano, ainda em 1947, truman, com apoio do então secretário de estado george marshall, lançou o plano marshall. guerra do vietnã 3. em 1948, insatisfeito com medidas tomadas pelo lado ocidental, stalin, líder da urss, tentou reunificar berlim sob influência soviética, promovendo um bloqueio para a entrada de alimentos e combustíveis.

em contrapartida os socialistas criaram opacto de varsóvia, união militar entre os países do leste europeu liderados pelo governo soviético. os eua lideravam o bloco capitalis-. guerra fria história geral a guerra fria foi responsável pela polarização mundial e, entre 1947 e 1991, desencadeou uma série de pequenos conflitos como resultado da disputa entre eua e urss. a guerra do vietnã, que impôs uma dura derrota às tropas americanas que apoiaram o vietnã resumo da guerra fria pdf do sul e terminou com a fundação da república socialista do vietnã; 3. já que está aqui, quero te agradecer por assistir esse vídeo! a formação das duas alianças militares estimulou o aumento da produção bélica das duas potências, a corrida armamentista se caracterizou pela tentativa de aumentar o domínio ideológico através da instalação de bases militares em todo o mundo, a cada dia, norte- americanos e soviéticos mostravam ao mundo suas novas armas de guerra capazes de devastar a raça humana.

houveram reformas políticas e econômicas e acordos firmados com os estados unidos que acabaram enfraquecendo o socialismo e fortalecendo o capitalismo que, pouco a pouco, passou a ser implantado nos países antes aliados da urss. guerra fria aula 84 1. entre los efectos que trajo la guerra fría se destaca que: 1. as duas potências, ambas vitoriosas da segunda guerra mundial, ao final desta, possuiam poder bélico com armas que foram desenvolvidas antes e durante o conflito, envolvendo tanques, aviões, submarinos, navios de guerra e mísseis balísticos, que eram as armas denominadas convencionais, mas contavam ainda com armas químicas não convencionais. se creó la otan( organización del tratado atlántico norte) con el objetivo de que las tropas aliadas se apoyaran mutuamente ante cualquier ataque de ejércitos comunistas; entre estas se encontraban estados unidos, portugal, dinamarca, francia, reino unido, entre otras. guerra friaesquema páginas: 12 baixar pdf: googledrive / yandex 6. guerra fria a guerra fria, que teve seu início logo após a segunda guerra mundialaté a extinção da união soviética ( 1991), é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os estados unidos e a união soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo. o último líder soviético, mikhail gorbatchov, assumiu o cargo de secretário- geral do pcus e tentou implantar políticas que recuperassem a urss, mas sem obter sucesso. capítulo iii – os fundamentos da ordem mundial do pós- guerra fria. a guerra fria aconteceu entre o final da segunda guerra mundial, em 1945, e a extinção da união soviética, em 1991.

dentro de este conflicto ideológico participaron dos grandes potencias: 1. somente em 1953 a união soviética conseguiu copiar por meio de espionagem essa tecnologia. o fim do socialismo chegou, inclusive, na união soviética, pelas mãos de gorbachev, presidente no início da década de 1990. d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o ocidente e as potências orientais, como a china e japão. em outubro de 1990 as duas alemanhas foram finalmente unificadas. estas correspondiam ao limite do avanço de tropas soviéticas e americanas durante a guerra. o que caracterizou a guerra fria foi a bipolarizaçãonas relações mundiais. era dos extremos.

fora da europa, à disputa entre socialistas e capitalistas incentivaria a deflagração de conflitos em outras regiões do mundo, entre eles podemos citar: a revolução chinesa ( 1949), a guerra da coreia. see full list on sohistoria. guerra da argélia 7. era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares.

1948: ascensão do partido comunista da tchecoslováquia ( c/ apoio da urss). apenas para citar os mais notáveis, podemos destacar: 1. la causa predominante de esta guerra fue que tanto la unión soviética como los estados unidos quisieron imponer sus ideologías a través del mundo. atenção às dimensões militares da guerra fria, em parte por - que outros volumes desta série serão dedicados às guerras da coreia e do vietnã.

em 1947, com o objetivo de combater o comunismo e a influência soviética, o presidente americano harry truman proferiu um discurso no congresso. o muro de berlim caiu, literalmente, em 1989, e as duas alemanhas passaram a ser, novamente, uma só. a união soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, partido único ( partido comunista), igualdade social e falta de democracia. aparte ocidental, ocupada por tropas principalmente inglesas e norte- americanas, ficou sob a influência dos estados unidos. a guerra fria foi um evento geopolítico que durou desde o fim da segunda guerra mundial até o ano de 1991, quando acabou a união soviética. o mundo ficou dividido entre dois grandes blocos opostos e rivais, liderados pelas superpotências que emergiram fortalecidas ao término da segunda guerra mundial: os estados unidos e a união soviética. guerra fria ( 1945 – 1989) • definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós- 2ª guerra mundial: • ícones da felicidade: – nos eua: valorização da riqueza material, individualismo, consumismo, democracia. esta guerra se caracterizó por la violación de los derechos humanos por parte de los beligerantes, lo cual repercutió en severas consecuencias para la sociedad de aquel entonces.

o pioneirismo soviético resumo da guerra fria pdf deixou os americanos em choque, a crença de que eram superiores foi por água abaixo, a ação motivaria os estados unidos a intensificar o seu programa aero espacial. com o fim da segunda guerra mundial, o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. no começo da década de 1990, o então presidente da união soviética gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. afinal, os partidos de esquerda cresciam devido ao desemprego e a crise generalizada e os estados unidos temiam perdê- los para a urss. see full list on escolaeducacao. introdução a guerra fria tem início logo após a segunda guerra mundial, pois os estados unidos e a união soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. a região sul da coreia resiste e, com o apoio militar dos estados unidos, defende seus interesses. lacaída del muro de berlín en 1989 es el hecho que simboliza el fin de esta guerra, ya que significó la muerte de los regímenes comunistas de europa oriental y la reunificación de la república de alemania.

la guerra fría se extendió hasta el. foi criado também, em 1949, o comecon, uma cópia do plano marshallpara os países socialistas. operação condor. ) dividem- se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. logo depois foram passados para trás novamente pelos eua, que desenvolveram e testaram a primeira bomba de hidrogênio, cujo poder era mais de 100 vezes maior que o da bomba atômica. see full list on querobolsa.

durante o período houve uma enorme tensão não somente entre as nações envolvidas, mas também entre outros países, que temiam as possibilidades de destruição nuclear. aparte oriental, ocupada pelos soviéticos, tornou- se área de influência da união soviética. nesse cenário, estados unidos e união soviética despontaram como grandes vencedores do conflito. more resumo da guerra fria pdf videos. as diferenças entre estados unidos e união soviética resultariam na bipolarização mundial com a formação de dois blocos antagônicos, um capitalista e outro socialista. lorena castro alves graduada em história e pedagogia. os eua defendiam a expansão do resumo da guerra fria pdf capitalismo e a urss defendia o crescimento do socialismo. american way of life 9.

maiores ditadures resumo da guerra fria pdf da história 6. sem o contraponto soviético, a década de 1990 se inicia sob uma hegemonia global dos estados unidos, tanto econômica quanto militar. a guerra fria: os desafios e os confrontos! o que se segue é, portanto, uma breve introdução à guerra fria, escrita a partir de uma perspectiva internacional e de um ângulo de visão pós- guerra fria. temendo um confronto militar, os dois países passam a investir pesado em armamentos a fim de fazer frente ao seu oponente. a guerra fria chegou ao fim em novembro de 1989, com as negociações estabelecidas por ronald reagan e mikahil gorbachev, depois de um período de 42 anos determinando as relações internacionais. e) constante confronto das duas supe. ( hobsbawm, eric j.

fim da guerra fria. a guerra da coreia, que dividiu o povo coreano em dois países, a coreia do norte, apoiada pela urss, e a coreia do sul, apoiada pelos eua; 2. a falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. depois de décadas de guerra fria, o modelo soviético de economia planificada iniciou os anos 1980 em crise, sofrendo uma série de pressões internas, mas também externas, capitaneadas pelos governos de ronald reagan, nos estados unidos, e margaret thatcher, na inglaterra.


Clawgear catalog

Adnominal adverbial resposta exercicio adjunto adjunto..
Download integration formulas
Refrigeracao gratis download curso comecial